O CFCX brilha na XXI Bienal COR 2019
20/07/2019 :: ABCClick - São Caetano - SP
O Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, mais uma vez, se destaca e faz bonito na XXI Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Cor. Este ano, o evento acontece em São Caetano-SP, com a participação de fotoclubes de todo o Brasil e organizado pelo fotoclube ABCClick.

As Bienais se constituem no evento fotográfico de maior envolvimento dos fotoclubes do país e são apadrinhadas pela Confederação Brasileira de Fotografia-CONFOTO. O julgamento ocorreu no último dia 06 de julho, por um corpo de jurados composto por 5 fotógrafos de renome nacional.

O Presidente, Carlos Gandara, e a campeã da Bienal, Márcia Marchetto, estão em São Caetano para representarem o CFCX na cerimônia oficial de abertura e premiação da XXI Bienal Nacional de Arte Fotográfica em Cor de 2019, que está acontecendo neste momento.

Das 1.300 fotos concorrentes, 202 foram selecionadas pelos jurados, das quais 33 pertencem ao CFCX; das 17 Menções Honrosas, 3 são de Caxias: Annemarie Brugger, Javier Paquito Herrera e Márcia Dall'Ago.

E o título mais cobiçado de qualquer Bienal também veio, novamente, para Caxias do Sul: a fotografia de Márcia Marchetto, intitulada "Regresso", obteve o honroso 1º Lugar do Concurso, sublinhando-se o fato de ser ela a primeira mulher a vencer uma Bienal em seu atual formato.

Ao todo, são 21 associados classificados, com 33 fotografias: Adriano Soldatelli, Afonso Cesa Neto, Annemarie Brugger, Carla Tessari, Carlos Gandara, David Antônio Cunha, Dietmar Speer, Fabrizio Brustolin, Gelson da Rocha, Gonçalo Cassini Peter, Ingrid Brugger,    Javier Paquito Herrera, Letícia Pereira, Luciane Pavan, Luís Fernando Barp, Márcia Dall'Ago, Márcia Marchetto, Marilise Cesa, Mário Ávila de Oliveira, Milagros Goni e Sedenir Taufer, o que rendeu ao CFCX o Troféu de Segundo Lugar entre os fotoclubes do país.

Os colegas Roberto Hrast e René Rossi também foram condecorados pela Confoto por serem os engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do sistema eletrônico de votação, aprimorado em 2019.

O catálogo com as 202 fotos classificadas pode ser visualizado no site da CONFOTO, clicando aqui

O CFCX parabeniza a CONFOTO e o fotoclube ABCClick, organizadores da Bienal em São Caetano, pelo sucesso do evento.

Todas as fotos classificadas e premiadas do CFCX integrarão a Mostra Coletiva  "Alquimia", que apresentará uma nobre seleção de 44 fotografias em COR de seus associados. A exposição acontecerá durante todo o mês de agosto, na Casa da Cultura de Caxias do Sul. Em breve, maiores detalhes neste site.

Para ver os registros oficiais disponibilizados pelos organizadores da cerimônia de premiação e abertura da exposição, clique aqui. Ou, para conhecer o álbum específico do CFCX, clique aqui

Parabéns a todos os colegas que, na proporção de seu quadro social, fazem do CFCX o melhor e mais feliz Clube do país!